Pensando nessa realidade, o blog Ciências sem Fronteiras foi elaborado por meio de um curso chamado Melhor Gestão, Melhor Ensino, um programa de Formação à Distância de educadores com o intuito de oferecer a todos, alunos, professores e quem tiver interesse, uma maneira de melhorar as competências leitora e escritora, compartilhar ideias e trocar informações a respeito dessa temática. Já que a leitura tem o poder de transformar, assim como a escrita, vamos viajar por elas.



"A MENTE QUE SE ABRE À UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL." Albert Einstein

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Experiência de leitura e escrita (Professora Luciane).


Quando penso em leitura e escrita, lembro da cartilha Caminho Suave, pois foi através dela que fui alfabetizada. Sobre a leitura de livros, lembro que no final do ensino fundamental II e início do ensino médio, quando alguns professores indicavam algum livro para leitura, eu e meus colegas de sala acabávamos as vezes lendo alguns resumos desses livros e sempre com desculpas de não ter paciência, não ter tempo pelo fato de trabalhar, etc., mas na realidade certos livros não víamos nenhum objetivo para realizar a leitura, não despertava nenhum interesse, curiosidade. Portanto, acho importante que nós como educadores sempre que for trabalhar leitura com os alunos ou até mesmo nas indicações, que possamos tentar mostrar quais os objetivos da leitura, motivar esses alunos, ou até mesmo fazer com que eles fiquem curiosos, para quando for realizar uma leitura, que seja prazerosa e não uma “obrigação”.
Adquiri o gosto pela leitura a partir do momento que percebi o quando era importante para passar a escrever melhor, conhecer novas palavras, aumentando assim meu vocabulário e também me comunicar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário