Quando penso em leitura e escrita, lembro da cartilha Caminho Suave, pois foi através dela que fui alfabetizada. Sobre a leitura de livros, lembro que no final do ensino fundamental II e início do ensino médio, quando alguns professores indicavam algum livro para leitura, eu e meus colegas de sala acabávamos as vezes lendo alguns resumos desses livros e sempre com desculpas de não ter paciência, não ter tempo pelo fato de trabalhar, etc., mas na realidade certos livros não víamos nenhum objetivo para realizar a leitura, não despertava nenhum interesse, curiosidade. Portanto, acho importante que nós como educadores sempre que for trabalhar leitura com os alunos ou até mesmo nas indicações, que possamos tentar mostrar quais os objetivos da leitura, motivar esses alunos, ou até mesmo fazer com que eles fiquem curiosos, para quando for realizar uma leitura, que seja prazerosa e não uma “obrigação”.
Adquiri
o gosto pela leitura a partir do momento que percebi o quando era importante
para passar a escrever melhor, conhecer novas palavras, aumentando assim meu
vocabulário e também me comunicar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário